30 de jul. de 2014

Driblando o sal com a ajuda de Temperos

Todo mundo que está buscando uma alimentação mais saudável sabe que o sal, assim como o açúcar e a gordura, são os grandes vilões dessa luta. De fato, ambos são prejudiciais à saúde e vale a pena evitá-los. No Brasil, o consumo per capita de sal é de 10 gramas diários, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os tabletes industrializados de caldo de galinha e carne, além do saleiro à mesa e as pitadas extras de sal para o cozimento costumam carregar os alimentos de sódio, um passo em direção à pressão alta. Por aqui, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas, chegando a mais de 50% na população com mais de 60 anos. Até os mais jovens têm se tornado alvo: 5% das crianças e adolescentes sofrem de pressão alta, doença responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Para fazer com que esses índices caiam, não é preciso abrir mão do sabor. Para dar um gostinho extra nos alimentos, e ainda atrelar doses de saúde às refeições, a dica dos cardiologistas é substituir os temperos prontos pelos naturais com benefícios como atuação antiinflamatória e poder antioxidante.
Veja alguns temperos que ajudam a driblar o sal:
Alecrim: 1 colher de sobremesa ao dia. Adicione aos alimentos.
Cebola: Rica em flavonoides e com propriedades anti-inflamatórias.
Coentro: Lotado de antioxidantes. Ajuda a reduzir o Colesterol e aumenta a imunidade do corpo.
Pimenta: Acelera o metabolismo. Pode alterar o odor do corpo.

Alho: Tem efeito antibiótico, ajudando o corpo a combater infecções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário